Os benefícios de praticar exercícios aquáticos na gestação

Posted by on 21/fev/2019 in Blog | 0 comments

Os benefícios de praticar exercícios aquáticos na gestação

Pregnant woman sits at the pool in a hotel resort

No período de gestação, a prática de atividades físicas debaixo d’agua pode ser uma grande aliada para manter o equilíbrio físico e emocional da mulher, além de ajudar o organismo a se refrescar em dias de temperatura mais elevada. Para o bebê esses exercícios também podem ser vantajosos, pois promovem a melhora da circulação sanguínea na placenta e aumentam a oxigenação uterina.

A função da água é suspender parte do peso do corpo, aliviando a tensão na coluna, joelhos e quadris, além de facilitar a movimentação corporal e evitar possíveis lesões. A hidroginástica e a natação de nível leve a moderado são alguns exemplos que podem ser incluídos na rotina da gestante conforme indicação médica. No geral são realizados de 2 a 3 vezes na semana por cerca de 45 minutos.

O ideal é que os exercícios sejam iniciados a partir do terceiro mês de gestação, dessa forma a mulher prepara o corpo para o parto, fortalecendo a musculatura e a região pélvica. Alongamentos e exercícios de relaxamento na água também auxiliam na redução dos muitos desconfortos característicos da gravidez, como as câimbras e inchaço dos membros inferiores.

Outro cuidado muito importante é observar as condições da piscina em que serão realizadas essas atividades físicas. O ideal é questionar os responsáveis sobre a manutenção e tratamento tanto da água quanto da estrutura, dessa forma é possível prevenir a contaminação de doenças transmitidas por microorganismos que se proliferam na água.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *